Prefeitura recebe doação e fará plantio de 90 mudas florestais nativas

A Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Rural, recebeu, nesta quinta-feira (27), a doação de 90 mudas florestais nativas, sendo 30 aroeiras vermelhas, 20 pitangas, 20 araçás e 20 grumixamas.

 

Nas próximas semanas, o setor da Agricultura irá fazer o plantio destas mudas em áreas de preservação permanente (APP) e em alguns pontos rurais do município, conforme explica o secretário da Pasta, Phelipe Schmoeller Felippe.

 

As mudas foram doadas pela empresa Engevolts Construções e Montagens Elétricas Ltda., de São José, prestadora de serviços das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), responsável pela distribuição da energia no município.

 

O ato foi autorizado em compromisso da empresa em compensação ambiental devido à obra da Subestação (SE) Capivari de Baixo, no valor de R$ 10,5 milhões. A construção iniciou em maio do ano passado, e no local foi necessária a supressão de nove indivíduos nativos, conforme anuência do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

 

Além do secretário e demais servidores, participaram da solenidade simbólica de doação o supervisor ambiental da Engevolts, Douglas Vollmer, e o técnico de segurança do trabalho da empresa, Jorge Santos Brandao.

 

De acordo com entrevista concedida no começo das obras da SE pelo presidente da companhia, Cleicio Poleto Martins, esta nova subestação fará a interligação de 138 mil volts com as redes já existentes, e 26 MVA de potência serão acrescidos. “Isso significa mais confiabilidade ao sistema elétrico, em especial da região Sul, pois a nova subestação aumentará em 25% a capacidade instalada de atendimento na região, reduzindo o risco de quedas de energia no sistema elétrico em Capivari de Baixo, Tubarão e Pescaria Brava”, explica.