Varredura constatou novas larvas do Aedes Aegypti próximo ao foco encontrado anteriormente

Agentes de combate a endemias e agentes comunitário de saúde que vistoriaram residências, empresas e terrenos baldios num raio de 300 metros a partir do foco do mosquito da dengue encontrado na semana passada encontraram um novo foco com larvas do Aedes Aegypti, na sexta-feira (17), na Vila Flor. O resultado laboratorial positivo saiu na sexta-feira, no final da tarde.

 

O procedimento agora é repetir a varredura num raio de 300 metros a partir do novo foco em busca de recipientes que possam conter água parada e, consequentemente, larvas do mosquito, e isso acontecerá na segunda-feira (20), nas primeiras horas da manhã.

 

Será mobilizada novamente a rede de agentes de combate a endemias, agentes comunitárias de saúde  e outros profissionais da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica.

 

Cuidados

As Vigilâncias em Saúde de Capivari de Baixo estão preocupadas com a situação, agravada pelo fato de que vários municípios da região encontram-se em situação de infestação do mosquito da dengue. Os profissionais alertam os moradores para seguirem as recomendações básicas que evitam a proliferação do mosquito.

 

Siga as dicas:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada.

Deixar as lixeiras bem tampadas.

Colocar areia nos pratos de plantas.

Recolher e acondicionar o lixo do quintal.

Limpar as calhas.

Cobrir piscinas.

Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.

Limpar a bandeja externa da geladeira.

Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.

Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Cobrir bem a cisterna.

Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Recolher qualquer recipiente jogado em seu terreno que possa acumular água