Zico fica no Top 3 em evento de fisiculturismo no fim de semana
O diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura de Capivari de Baixo, Ezequiel de Souza Corrêa, o Zico, subiu ao pódio na categoria Especial Unificada (3º lugar) e ficou em décimo na Men’s Physique Novice, no Sardinha Classic Fisiculturismo, disputado neste sábado (25), em Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí. Foi o maior evento da modalidade no Brasil em 2021, com 880 atletas de vários Estados e estrangeiros também.
Esta foi a segunda prova de fisiculturismo que Zico encarou, e levou três troféus contando as duas, na primeiro, em agosto, levou título na categoria Estreante e, por não haver a quantia mínima de inscritos na Especial, concorreu somente com atletas sem problemas físicos, já que tem hemimelia fibular, uma malformação congênita.
Na manhã desta segunda-feira (27), a prefeita em exercício, Márcia Roberg Cargnin, recebeu Ezequiel em seu gabinete e manifestou os parabéns ao único representante de Capivari de Baixo no Fisiculturismo. “Ficamos sempre lisonjeados e orgulhosos dos feitos do nosso Zico nas competições. Ele leva a bandeira do município e tem muita satisfação no que faz! É um exímio desportista! Quero parabenizá-lo em nome de todos da administração pública e dos capivarienses”, reconhece a gestora.
De acordo com o fisiculturista, ele foi o primeiro atleta especial da região em participar de certames de alto rendimento. Em 2014, começou a treinar e participar de provas de halterofilismo. “Agora, sete anos depois, chegamos a este evento em Balneário Camboriú com três competidores da Amurel com algum tipo de especialidade. A campeã na minha categoria (que foi unificada), por exemplo, foi Laura Boppré Justino, de 50 anos, que tem deficiência visual e estava representando Tubarão. É uma vitória para nós esta conquista de espaço inclusivo. A cada ano, mais eventos a atletas especiais são abertos ”, comemora Zizo.
Halterofilismo
O seu esporte principal é o halterofilismo. Já foi campeão Sul-Americano, campeão Panamericano e cinco vezes o melhor do Brasil. “Tenho pretensão em participar das Paralimpíadas de Paris em 2024”, mira.
No próximo dia 13, será disputada, em São Paulo (SP), uma seletiva do Circuito Caixa Econômica Federal, que dará vaga para o Mundial da modalidade na Geórgia (EUA), em dezembro. “Agora, a dedicação se volta 100% à minha modalidade-chefe. Podemos representar Capivari de Baixo nos Estados Unidos ainda neste ano”, foca.
São três horas diárias de treinamento e alimentação regrada e equilibrada. Ele deverá retomar sua atenção ao fisiculturismo somente em 2022, possivelmente no Iron Games de Imbituba e novamente no Sardinha Classic.
Hemimelia fibular
Este é o problema físico de Zico. É uma malformação congênita que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da tíbia é responsável pela sustentação corporal. Ela pode ser uni ou bilateral, quando as duas fíbulas são atingidas.