Diretor de Esportes de Capivari de Baixo participará de Desafio de Fisiculturismo

O diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura de Capivari de Baixo, Ezequiel de Souza Corrêa, o Zico, campeão sul-americano de Halterofilismo Paralímpico em agosto de 2019, em Lima, capital do Peru, treina forte para encarar o seu primeiro desafio de fisiculturismo.

 

O campeonato Iron Games, organizado pela NPC Santa Catarina, será disputado no próximo sábado (7), no Imbituba Atlético Clube, e contará com atletas de diversos Estados do Brasil. Zico, que é instrutor físico e tem uma academia no município, decidiu estender seu treinamento e migrar também para outra área do esporte de alto rendimento. “A novidade é que deverei ser o único competidor deficiente físico e irei bater de frente com os fisiculturistas sem qualquer tipo de problema. Estou focado e intensifiquei os treinos nos últimos meses. Meu foco é trazer um bom resultado para nossa cidade”, pretende o servidor público.

 

Zico garante que seu esporte principal é o halterofilismo, tanto é que tem almejado participar das paralimpíadas de Paris em 2024. Neste ano em Tóquio, no Japão, sua modalidade foi suspensa devido à pandemia da Covid-19, e ele estava com índice internacional por ter conquistado o Sul-Americano, mas ainda dependia de uma carta-convite. “Quero estar cada vez mais preparado e aumentar minha massa corporal. Subi de categoria no levantamento de peso. A meta é estar na França daqui três anos”, planeja. Em outubro, o Comitê Paralímpico Brasileiro deverá divulgar a nova agenda de competições, que deverá iniciar com o já tradicional Circuito Caixa Econômica Federal.

 

Em Imbituba, Zico atuará na categoria Men’s Physique, destinada a homens que preferem desenvolver um físico menos muscular, diferenciando-se claramente das categorias mais musculares, no entanto, atlético e esteticamente agradável. A aparência geral masculina e atlética do corpo é avaliada.

 

Hemimelia fibular

Este é o problema físico de Zico. É uma malformação congênita que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da tíbia é responsável pela sustentação corporal. Ela pode ser uni ou bilateral, quando as duas fíbulas são atingidas. “Apesar da minha deficiência física, nunca deixei me abalar mentalmente e jamais tive qualquer problema para encarar a situação. Tenho certeza que posso fazer tudo que pretendo, e minha meta é sempre cumprir os meus desejos”, resume.