Vacinação contra a gripe é retomada e beneficia a população geral

A vacina contra a gripe está disponível para toda a população de Capivari de Baixo desde esta segunda-feira (12). Um cronograma foi divulgado pela equipe da Vigilância Epidemiológica e envolve todas as unidades de saúde do município. Com isso, o cidadão ou responsável que tiver interesse, a partir de 6 meses de idade, poderá se vacinar.

 

A imunização ocorre das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h, até esta sexta-feira (16), menos na Ilhotinha, que acontece somente no período vespertino (horário citado). Só podem tomar a vacina pacientes previamente cadastrados em sua Estratégia de Saúde da Família (ESF) de origem e é indispensável o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Inicialmente, as doses foram aplicadas aos chamados grupos de risco, incluindo os idosos. Desta vez, a vacina será ofertada à população geral acima de 6 meses, por ordem de chegada e sem prioridade. A cidade concluiu, na última sexta-feira (9), as etapas iniciais da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que, desde 12 de abril está em curso.

 

Esta proteção evita quadros febris, respiratórios e comprometimento da imunidade, que podem potencializar a ação do coronavírus, portanto é amplamente recomendada pelo Ministério da Saúde e pelos médicos epidemiologistas.

 

A campanha

Neste ano, a vacinação foi dividida em três fases. A primeira começou em 12 de abril, direcionada para crianças a partir dos 6 meses até antes de completar 6 anos, além de gestantes e puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Os idosos com 60 anos ou mais e os profissionais da educação integraram a fase dois e começaram a ser imunizados no dia 11 de maio.

 

A fase anterior da campanha, iniciada em 9 de junho, convocou pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; integrantes das forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, bem como os portuários. Os funcionários do sistema prisional e a população carcerária, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, também já puderam ser imunizados contra a gripe.

 

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a vacina contra a gripe pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outra vacina do Plano Nacional de Imunização, exceto a contra a Covid-19, que deve ser a prioridade neste momento. Os idosos que já completaram as duas doses do ciclo vacinal contra o novo coronavírus há mais de 14 dias podem receber o imunizante contra a Influenza sem qualquer restrição ou contraindicação. Apenas os que tiverem a segunda dose agendada em menos de 14 dias devem adiar a vacinação contra a gripe.

 

Só estão temporariamente impedidas de se vacinar contra o vírus Influenza pessoas que estão infectadas com a Covid-19 ou que tiveram alta há menos de 28 dias.