---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

vacinacao
Segunda-feira (18) inicia a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo

Publicado em 14/11/2019 às 14:51 - Atualizado em 14/11/2019 às 14:52

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começa na segunda-feira dia 18/11 e encerra no dia 30/11. As doses serão disponibilizadas nas salas de vacina do Posto Central e na unidade de ESF do Três de Maio em seu horário normal de funcionamento. O público alvo são os adultos entre 20 e 29 anos. O  Dia D acontecerá no dia 30/11, quando estarão abertas o Posto Central, Três de Maio, Ilhotinha, Santo André e Santa Lúcia, no horário das 08h às 17h, sem intervalo no almoço.

É importante lembrar que adultos até 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Caso não tenham tomado, não lembrem ou não tenham mais a carteirinha de vacinação, a recomendação é ir até uma unidade de saúde para atualizar a situação vacinal.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Dive/SC aponta que a faixa etária que mais tem contraído a doença no estado é justamente a de jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos. Do total de casos confirmados neste ano (94), 41 estão nesta faixa. Por esse motivo, é de extrema importância a adesão desse público à campanha.

Vacinação de rotina

De acordo com as enfermeiras da Vigilância Epidemiológica de Capivari de Baixo Rosa Eliane Alves e Maria do Carmo Hilário, o público-alvo da segunda fase da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo são os jovens adultos por estarem mais vulneráveis à doença. No entanto, pessoas das demais faixas etárias também podem procurar as unidades de saúde para receber a vacina.

Sarampo

É uma doença viral extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. A pessoa que apresentar esses sintomas deve procurar o serviço de saúde com a máxima urgência. O sarampo pode causar complicações e, em casos mais graves, deixar sequelas ou levar à morte.